top of page

“Take a walk on wild side”

Editora Aleph lança Transformer, a biografia definitiva do lendário guitarrista do Velvet Underground,

Lou Reed

 

Transformer é uma leitura absolutamente cativante e, sem dúvida, a melhor biografia de Reed no mercado.

-The Guardian

 

Logo de cara, percebe-se que a obra de Bockris é digna do pesado jogo psicológico que a lenda de Reed merece.

- Q Magazine

 

Finalmente chega ao Brasil a história de uma das figuras mais icônicas do rock. Publicado pela Editora Aleph e escrito pelo famoso biógrafo, Victor Bockris, o livro Transformer é um retrato fiel de Lou Reed – não apenas um dos maiores guitarristas de todos os tempos, mas também compositor e, ao lado dos Velvet Undergroun, um dos precursores do rock alternativo e padrinho do punk.

 

Victor Bockris – autor de biografias importantes como a de Keith Richards e Blondie – já conhecia Lou Reed quando publicou a primeira edição do livro em 1994. Após a morte do artista, Bockris atualizou a obra e incluiu mais informações sobre o final da carreira do músico. Para produzir essa nova edição, o autor realizou entrevistas e obteve ainda mais material, apresentando, de forma detalhada, as muitas transformações desse excêntrico e imprevisível monstro do rock.

 

Nada, entretanto, é capaz de superar a importância de Lou Reed na música e na arte vanguardista de forma geral e seu papel altamente influente como guitarrista e precursor de um estilo de performance agressiva e inovadora. Lou Reed mudou o modo como se fazia rock. A lista de artistas influenciados por ele é imensa e nela figuram músicos importantes e famosos mundialmente, como David Bowie, The Smiths, REM, U2 e a contemporânea The Strokes.

 

Considerando que Transformer é também o título do segundo albúm solo de Lou, o nome do livro não foi escolhido por acaso. Nessa biografia, o leitor encontrará algumas polêmicas do rockeiro durante sua vida: sexo, problemas com as esposas, transtornos, abuso de drogas, violência e entrevistas épicas. Além dos problemas já conhecidos de Lou Reed, o autor Victor Bockris não mede esforços ao apresentar toda a genialidade musical do artista.

 

Transformer – título do segundo álbum solo do músico e também do livro – engloba todas as polêmicas de Lou Reed, desde o jovem boêmio ao vovô marrento e mal-humorado. Além dos transtornos, da infidelidade, do abuso de drogas e de outras polêmicas do músico, essa biografia apresenta toda a genialidade musical de Lou e seu importante papel na história do rock mundial.

 

DROPS ALEPH

–– Lou Reed nunca teve medo de falar sobre qualquer tabu em suas músicas, tanto que o nome da banda, Velvet Underground, veio de um livro sobre parafilia, um conjunto de comportamentos sexuais considerados perversos ou anormais;

 

– Lou Reed era bissexual e se relacionou com diversos nomes da música e da arte; uma de suas musas inspiradoras foi a transexual Rachel. Na adolescência, Lou chegou a ser submetido a um tratamento psiquiátrico baseado em choques elétricos com o intuito de “curá-lo”;

 

– No final de sua carreira, Lou Reed trabalhou em muitas parcerias com os mais diversos artistas, incluindo Jack White, as bandas Metallica e The Killers, Luciano Pavarotti, David Bowie, entre muitos outros;

 

– Seu último CD Lulu, lançado em 2011, foi fruto de uma dessas parcerias. Dessa vez com a banda Metallica, o disco não foi bem recebido pela imprensa em virtude de seu estilo declamatório, chegando a ser considerado, em alguns veículos, um dos piores cds da história.

 

– A Aleph também lançou a biografia de outro astro da música, Iggy Pop. Escrito por Paul Trynka, o livro Open Up and Bleed: A vida e música de Iggy Pop foi lançado em outubro de 2015.

 

Sobre o autor

Victor Bockris nasceu na Inglaterra, mas é radicado nos Estados Unidos. Escreve principalmente biografias de artistas, escritores e músicos. Além de contar a história de Lou Reed, escreveu também sobre Keith Richards, Blondie, Patti Smith, Terry Southern, entre outros.

bottom of page