top of page

Edições Sesc São Paulo lançam o livro

Viajo porque preciso, volto porque te amo

De autoria de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, diretores do filme homônimo lançado em 2009, obra segue a mesma linha conceitual da película e traz DVD encartado

 

 

As Edições Sesc São Paulo lançaram o livro Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, diretores do aclamado filme homônimo de 2009. Ambos estarão presentes no evento de lançamento que acontece na Galeria Vermelho, em São Paulo, e que promoverá a exibição do filme em looping.

 

Composto de cinco partes, o livro segue a mesma linha poética do filme, apresentando uma espécie de diário visual da viagem do geólogo Zé Renato, que realiza uma pesquisa de campo no sertão nordestino, numa região por onde passará um grande canal de irrigação. Durante sua passagem tanto por locais que serão beneficiados quanto por outros que serão desapropriados e inundados pela obra, ele tenta esquecer a mulher que o deixou.

 

Enquanto o texto é apresentado em primeira pessoa, as imagens que o acompanham retratam as paisagens e situações a partir dos olhos de Zé Renato, fazendo com que o leitor compreenda e incorpore as vivências do protagonista. Da mesma forma, o filme traz à tona a geografia e a paisagem sentimental do sertão, construída pela voz em off do narrador a partir de sua visão de mundo do interior da cabine de um veículo.

 

Ao trazer encartado o DVD do filme, o livro possibilita ao leitor acessar o conteúdo povoado de áridas paisagens reais e metafóricas de duas formas diferentes e complementares, adentrando o espaço tênue entre a ficção e o documentário e entre a literatura e o cinema.

 

Segundo Danilo Santos de Miranda, “ao publicar este livro, que materializa o filme em imagens e texto impressos, o Sesc busca não a diluição do impasse entre o sertão e o mar, mas a compreensão da interdependência de ambos para a construção da identidade múltipla do Brasil e, em particular, do Nordeste, sob as perspectivas política e individual. Tarefa que, certamente, não se esgota nesse projeto, mas que encontra nele um caminho aberto ao diálogo e à reflexão.”


O filme

Dos cineastas Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, Viajo porque preciso, volto porque te amo estreou no Festival de Veneza, em 2009. O longa foi premiado como melhor direção e melhor fotografia no Festival do Rio (2009) e como melhor som no Festival de Cinema de Havana (2009). A obra também ganhou o Prêmio FIPRESCI – International Federation of Film Critics, o Festival Internacional de Documentários de Santiago (2010) e o Prêmio especial do Júri do Festival de Cinema Brasileiro em Paris (2010).

 

SOBRE OS AUTORES

O cineasta cearense Karim Aïnouz dirigiu curtas e longas-metragens, além de escrever ou colaborar para os roteiros de Abril despedaçado (2001), de Walter Salles; Cidade baixa (2005), de Sérgio Machado; e Cinema, aspirina e urubus (2005), de Marcelo Gomes. Seu primeiro longa foi o festejado Madame Satã (2002), com roteiro de Marcelo Gomes, seguido de O céu de Suely (2006), Abismo prateado (2011) e Praia do futuro (2014).

 

Pernambucano, Marcelo Gomes dirigiu Cinema, aspirinas e urubus (2005), com roteiro escrito por Karim Aïnouz e Paulo Caldas. A parceria entre os diretores, já exercitada no âmbito do roteiro em Madame Satã (2002), culmina com a produção de Viajo porque preciso, volto porque te amo, longa que se situa no limite entre a ficção e o documentário. Seu último longa, Era uma vez eu, Verônica, é de 2012. 

 

FICHA TÉCNICA

Viajo porque preciso, volto porque te amo (inclui DVD do filme)

Autores: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes

Formato: 15 x 22 cm

Páginas: 224 páginas

ISBN: 978-85-69298-12-0

Preço do livro: R$ 65,00

 

As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Segmento editorial do Sesc, as Edições Sesc São Paulo têm o intuito de expandir o campo de ação da instituição, atendendo a um público cada vez mais amplo. Seu catálogo abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas, tendo a programação artístico-cultural e educativa do Sesc como uma das principais fontes de conteúdos da editora. Além dos títulos impressos, a editora já iniciou a digitalização de seu acervo. O objetivo é ter, em breve, todo o catálogo em e-books.

bottom of page